𝑷𝒂𝒓𝒒𝒖𝒆 𝑭𝒍𝒖𝒗𝒊𝒂𝒍 𝒅𝒆 𝑨𝒍𝒗𝒖𝒓𝒂 – 𝑨 𝒄𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆-𝒆𝒔𝒑𝒐𝒏𝒋𝒂 𝒏𝒂 𝑴𝒂𝒊𝒂
O Parque Fluvial de Alvura é um parque inovador e que contribui ativamente para a redução das cheias rápidas no Leça. Foi oficialmente inaugurado, no passado dia 24 de outubro, pelo Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago. Este espaço natural permite o contacto direto com a natureza e com o Rio Leça e contribui ativamente para a revitalização deste curso de água.
Uma das principais características distintivas deste parque é a sua organização em função da zona de cheia e os vários mecanismos de infiltração de água da chuva. Toda a plataforma superior está acima da cota de cheia, sendo aí que começa o armazenamento de água da chuva em bacias de infiltração sucessivas. Espera-se desta forma recolher água da chuva das zonas impermeabilizadas da cidade a montante, evitando que chegue rapidamente ao rio Leça, retardando desta forma, as perigosas cheias rápidas, contribuindo para o conceito de “cidade-esponja”. Na zona baixa, manteve-se a zona de inundação natural do Leça, adequando os materiais construtivos para resistir às cheias e foi plantada vegetação nativa.
Este Parque insere-se num grande projeto, promovido pela Associação de Municípios do Corredor do Rio Leça (CRL), no âmbito do qual está a ser feita a gestão integrada e participada do recurso hídrico, com vista à reabilitação ecológica deste grande corredor ecológico metropolitano.
#rioleça#hamargemparamudar#corredorrioleça#santotirso#valongo#maia#matosinhos#associacaodemunicipios#rioleça#corredordorioleça#ambiente#sustentabilidade#biodiversidade#natureza#portugal#nature#biodiversity#milheiros#parquealvura