𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚 𝐝𝐨 𝐀𝐦𝐛𝐢𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐯𝐢𝐬𝐢𝐭𝐚 𝐂𝐨𝐫𝐫𝐞𝐝𝐨𝐫 𝐝𝐨 𝐑𝐢𝐨 𝐋𝐞ç𝐚 𝐞 𝐄𝐥𝐨𝐠𝐢𝐚 𝐏𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐑𝐞𝐬𝐭𝐚𝐮𝐫𝐨 𝐄𝐜𝐨𝐥ó𝐠𝐢𝐜𝐨
A Ministra do Ambiente e da Ação Climática visitou o Corredor do Rio Leça para avaliar o progresso do projeto de restauro ecológico, destacando-o como o exemplo mais emblemático do país e exemplo para outros rios nacionais. Durante a visita, a ministra sublinhou a importância das ações em curso, que incluem a limpeza das margens do rio, plantação de espécies nativas e criação do viveiro de plantas aquáticas . Foi salientado o facto de este projeto estar alinhado com as novas diretrizes europeias o que revela o caráter inovador e empreendedor.
Este evento marca um momento histórico na vida da Associação, que celebra o 3 ano de existência com a inauguração da primeira ZRIP (Zona de Renaturalização e Inundação Preferencial) junto à Lipor II, assim como a apresentação das obras a decorrer na construção do Viveiro de Plantas Aquáticas que irá revelar-se fundamental na produção de plantas para outras Zonas de Renaturalização.
Foi ainda assinado um documento protocolar com a recente criada “Rede de Escolas do Corredor do Rio Leça”, com os representantes dos agrupamentos e escolas, que define os objetivos e iniciativas que vão ser protagonizadas no futuro.
Este evento contou, além da presença de SE Ministra Graça Carvalho, e com os presidentes e vereadores dos 4 municípios, Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos, assim como o vice-presidente da APA, Presidente da CCDR-N e demais convidados.
Estamos orgulhosos do trabalho feito até aqui, mas cientes da responsabilidade que se trata apenas do início desta revolução que acontece no nosso Rio Leça.