Skip to content

MatosinhosMais 6,1 km concluídos, entre a Ponte de Moreira e a Ponte do Carro

A inauguração de um novo troço do Corredor Verde do Leça, executado pelo Município de Matosinhos, com apoio comunitário Portugal 2020/Norte 2020, é mais um passo na construção de um projeto coletivo, intermunicipal, que ficará completo quando for possível percorrer, a pé ou de bicicleta toda a extensão do Rio Leça, 48 km, da nascente, em Monte Córdova, Santo Tirso, até à foz, no porto de Leixões, Matosinhos.

Com esta inauguração, ficam abertos ao público 13 km deste percurso, pedestre e ciclável, que, para além de funções recreativas e desportivas, constitui uma alternativa de mobilidade para as deslocações quotidianas e entre casa e trabalho.

À primeira fase, entre a Ponte de Moreira e a Ponte da Pedra, numa extensão de 6,9 km, junta-se agora esta, com uma extensão de 6,1 km, ao longo dos quais podemos apreciar o Moinho do Golfeiro, a Ponte D. Goimil e o Moinho da Pinguela, como principais pontos de interesse.

A terceira fase, entre a Ponte do Carro e a antiga Ponte de Guifões (zona envolvente ao Castro de Guifões), terá uma extensão de aproximadamente 4 km, estando o projeto de execução em fase de conclusão. Com centenas de árvores, pontes sobre o rio, passadiços, zonas para piquenique e percursos para caminhar e pedalar, a primeira e a segunda fases já estão abertas ao público para que possa usufruir da natureza em plena cidade.

Este percurso enquadra-se num projeto mais abrangente, promovido pela Associação de municípios do Corredor do Rio Leça que promove a gestão integrada do recurso hídrico e que tem vindo a requalificar e revitalizar as margens do rio Leça e principais afluentes.

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *